Riscos à saúde que os ratos podem trazer

Os riscos à saúde que os ratos podem trazer incluem doenças graves e fatais, além de transtornos e incômodos de grau leve e moderado. Algumas doenças transmitidas por ratos ficaram bastante conhecidas, infelizmente pelo crescimento do número de ocorrências, muitas vezes com consequências fatais. Vamos ver os riscos à saúde que os ratos podem trazer através da transmissão de doenças.

Doenças transmitidas por ratos

Leptospirose: também conhecida como a síndrome de weil, é uma infecção causada pela bactéria Leptospira, encontrada na urina dos ratos. Quando o ser humano entra em contato com a urina do rato, as leptospiras entram no corpo por meio de algum ferimento. Qualquer contato do ser humano com a urina do rato pode causar leptospirose. A doença causa dor de cabeça, febre, dores no corpo, tosse, diarreia e vômito. Em situações mais graves, a leptospirose causa hemorragia, meningite e insuficiência nos rins, fígado e pulmões, levando à morte.

Peste negra: é uma doença causada pela bactéria Yersinia pestis, encontrada nos ratos. As pulgas que se hospedam nos ratos espalham a doença entre os próprios roedores, que se tornam os transmissores principais da peste para o ser humano.

Tifo: é uma doença causada por duas bactérias, que são a typhi Rickettsia e a prowazekii Rickettsia. O contágio acontece através de pulgas que estão nos ratos. A picada da pulga contaminada no ser humano é suficiente para causar a infecção. O principal fator de risco do tifo é a presença de ratos. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, indisposição, diarreia, calafrio, dor abdominal, dor nas articulações, erupção cutânea e tosse.

Hantavirose: é uma doença causada por vírus, de forma aguda, transmitira por ratos. O vírus causador é o RNA da família Bunyaviridae, presente na saliva, urina e fezes dos ratos. O contágio pode acontecer através do contato com a saliva do rato ou, até mesmo, através da inalação do vírus. Os sintomas incluem rubor facial, mialgias, cefaleia, distúrbios gastrointestinais, vômitos, hemorragia conjuntival, hipertensão, taquicardia, febre e hemorragias severas.

Sarna: é uma doença causada por um ácaro parasita chamado Sarcoptes scabiei, presente nos ratos. O sintoma principal da sarna é a coceira, causada pela irritação da pele em contato com o parasita. Os fatores de risco incluem o contato do ser humano com o rato. Os sintomas incluem coceira e lesões na pele.

 

Dedetizadora Rimarc – Elimine os ratos de forma definitiva

A Dedetizadora Rimarc faz o trabalho completo de eliminação de ratos de todos os ambientes, incluindo casas, prédios, comércios e indústrias. A melhor maneira de evitar doenças causadas pelos ratos é através da prevenção. Por isso, qualquer forma de contato com os roedores deve ser evitada.

Além de causarem uma série de doenças graves, os ratos trazem muitos incômodos à rotina do ser humano, atacando os alimentos e espalhando fezes por onde passam.

Com um processo de dedetização eficiente e seguro, a Rimarc elimina os ratos e seus ninhos. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e solicite mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá! Estamos Online! Fale Conosco!